Geral

ILHA DE SAN ANDRES: UM PARAÍSO NA COLÔMBIA

SEM BOLO, SEM VELA NEM PARABÉNS!

Quando a previsão do tempo é o fator determinante para a escolha do período de uma viagem, algumas datas tradicionalmente comemorativas podem passar em branco ou adquirir novos significados!

Foi assim que escolhi a semana, com o dia do meu aniversário de quebra, para ir para a ilha de San Andres: pela meteorologia. 

Mas passar o dia do aniversário sozinha? Pesado, não?

Não!!!

Foi leve, livre, solto e divertido!

Voei de parasail (paraquedas que fica preso a uma lancha) num mar de 7 cores, depois fiquei de preguiça deitada na areia da praia, com brisa morna abraçando meu corpo.

Quando a fome bateu, fui direto – de maiô, canga, chinelo e pés sujos de areia – para o restaurante mais legal, escolhi uma comida deliciosa e brindei comigo mesma, o meu melhor aniversário da vida!

No dia seguinte, caminhando pela ilha, me veio no pensamento que poderia ser legal, sim, se eu estivesse acompanhada… mas ali, naquele momento, me dei conta de que eu estava curtindo muito as minhas percepções… sozinha! 

Eu estava ressignificando as minhas experiências!

Eu estava plena!

 

Mar de Sete Cores

 

De 30/06/18 a 07/07/18

A ilha que tem formato de cavalo marinho, se localiza na Colômbia e é o local ideal para quem quer curtir o mar azul do Caribe, de uma forma mais econômica. 

Com temperatura média de 27º C e água do mar sempre morninha, tem períodos de chuvas mais intensas entre os meses de setembro e novembro.

Nem tudo é perfeito nesse pedacinho de paraíso: superlotação, estrutura das acomodações deixam a desejar, assédio de vendedores, fachadas de prédios sem manutenção e água não potável. 

Por outro lado, a ilha é musical, alegre, o povo comunicativo, possui zona franca de comércio de produtos importados e a natureza… deslumbrante!

Fiz um roteiro de 7 dias, que considero como o tempo ideal, para curtir o que a ilha tem a oferecer.

Esse prazo possibilita também um jogo de cintura, para qualquer alteração no planejamento, em função do clima.

Ilha Johnny Cay e San Andrés ao fundo

 

Roteiro 

Dia 1 

– Check-in no hotel. 

– Passeio no calçadão de Spratt Bight e lojinhas das redondezas, para se ambientar e entrar na vibe da ilha.

– Pegar o mapa da ilha no quiosque de informações no calçadão de Spratt Bight.

– Jantar no Cafe Café

Calçadão de Spratt Bight

 

Dia 2

– Vôo de parasail (é seguro!) no mar de 7 cores. O passeio completo de lancha dura em torno de 2 horas e o tempo de vôo, 15 minutos. Veja vídeo, no fim do post, como é a decolagem e o pouso. 

– Caminhada no centro pelo calçadão de Spratt Bight, até o letreiro “I Love San Andres”, no extremo norte da ilha, próximo ao aeroporto.

– Praia Spratt Bight para um relax total.

– Jantar no restaurante La Regatta, que além de servir refeições de qualidade, ainda tem um ambiente bem agradável estilo casual chic.

Vôo de parasail

 

Entrada do restaurante La Regatta

 

Agradando o paladar no aniversário: Filete Pescado Cocotero – Parco vermelho, molho de coco, camarões, arroz e lascas de plátano

 

Dia 3

– Volta na ilha de bike com paradas nos pontos turísticos:

. Praia de Cocoplum Bay – acesso para a ilha de Rockie Cay, caminhando pelo mar.

. Praia de San Luis – os bancos de corais formam piscinas rasinhas, na areia da praia.

. La Piscinita – a formação rochosa com água cristalina e a concentração de peixes, fazem do lugar um ponto ideal para o mergulho com snorkel.

. Letreiro “I Love SAI”.

. Hoyo Soplador – no extremo sul da ilha o fenômeno natural que, com o movimento das ondas sopra ar e esguicha água pela fenda da rocha de coral, é parada obrigatória!

Praia de Cocoplum Bay

 

Peixinhos em La Piscinita

 

Na direção sul da ilha, o letreiro compacto. O completo fica na parte norte, perto do aeroporto.

 

Dia 4

– Passeio de barco – pacote com 7 locais – os passeios podem ser contratados separadamente, por locais de parada, no próprio pier:

. Ilha de Johnny Cay – a reserva ecológica tem vários quiosques que servem drinks, refeições, alugam armários, cadeiras e barracas de sol. A volta completa, de 1,5 km, leva em torno de 40 minutos. Com areia branquinha, águas calmas e bancos de corais que formam piscinas, é um convite ao ócio! O tempo de permanência na ilha é de aproximadamente 2:30 h. 

. Estrelas do mar – é um ponto de parada do barco, para capturar estrelas do mar, que em seguida são devolvidas ao mar. Atração nada ecológica! 

. Piscina – no meio do oceano, parada para um mergulho em banco de areia, com água na cintura.

. Navio encalhado – bem próximo a barreira de corais, onde se encontra um navio encalhado, o barco faz uma pequena pausa para fotos e para contar a sua história.

. Aquário Rose Cay e Haynes Cay – as duas ilhotas ficam bem próximas e o acesso entre elas pode ser andando pelo mar. O aquário natural com uma variedade de peixes, até grandinhos, é bem no raso. A diversão e o encanto são garantidos! Tem quiosque para lanche e armários para alugar. Tempo de permanência no local: 1:30 h.

. Mantarrayas – mais uma vez o barco para em outro banco de areia, para capturar arraias que posam para os turistas. De preferência registrar somente as imagens dos animais, nadando livremente!

. Manglares – pouco antes do fim da tarde o barco circula na área do manguezal, para observação da vegetação e cultivo natural de mariscos.

Desembarque na Ilha de Johnny Cay

 

Aquário Rose Cay e Haynes Cay

 

Mantarraya

 

Dia 5

– Pedalada até West View com parada nos pontos turísticos:

. Casa Museo Isleña – visita guiada em uma casa de arquitetura típica que contém móveis e acessórios com mais de 100 anos e retrata a história e cultura da ilha.

. Cueva de Morgan – a caverna de Morgan, é um ponto turístico temático, com visita guiada, que conta as lendas sobre a vida e crimes do pirata inglês. 

. West View – é onde se encontram os famosos trampolim de 7 metros de altura e o toboágua que desemboca no mar. O local oferece uma pequena estrutura com espreguiçadeiras, mesas para refeição, banheiros, bar e restaurante. Ainda pode-se alugar colete salva-vidas e snorkel.

– Jantar no restaurante Niko’s SeaFood, que apesar de ser mais simples, as refeições são gostosas e bem servidas. Experimente o risoto de camarão! 

Fachada da Casa Museo Isleña

 

Cueva de Morgan

 

Trampolim de West View – vale arriscar um salto!

 

Snorkel em West View

 

Dia 6

– Passeio e compras no comércio.

– Boate Coco Loco – a casa abre às 21:00 hs, mas o movimento começa por volta das 23:00 hs. 

Boate Coco Loco

 

Dia 7

– Praia de Spratt Bight para turbinar o bronzeado e para despedida.

Praia Spratt Bight

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: